FEITOSA LAB
Laboratório de Sistemática e Biologia de Formigas
Universidade Federal do Paraná
Departamento de Zoologia - Programa de Pós-graduação em Entomologia
Members
Prof. Dr. Rodrigo Machado Feitosa
Rodrigo Machado Feitosa possui Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade São Judas Tadeu (2002), Mestrado em Entomologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (2007) e Doutorado pela mesma instituição (2011), com estágio no Museum of Comparative Zoology (Harvard University). Tem Pós-doutorado pelo Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Entomologia desta Universidade. É Editor-Chefe da Revista Brasileira de Entomologia e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Entomologia. Atua como consultor do ICMBio para a Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas de Extinção da Fauna Brasileira (Invertebrados Terrestres, Formigas), sendo também um dos autores no Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil. Tem experiência na área de Sistemática e Biologia de Formigas da Região Neotropical, atuando principalmente nos seguintes temas: análises filogenéticas, revisões taxonômicas e identificação de formigas neotropicais, curadoria de coleções entomológicas, metodologias de coleta, processamento de amostras, avaliação e monitoramento de impacto ambiental sobre a mirmecofauna em biomas brasileiros.
Coordinator
Students- 2018
PhD students
Alexandre Casadei Ferreira
Graduado em Ciências Biológicas, modalidade Bacharelado, Pela Universidade Federal de Alfenas – MG (UNIFAL). Trabalhou com ecologia de formigas em fragmentos regenerados e com comportamento de defesa (cupim X formigas). Tem mestrado em Entomologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) pelo programa de Pós-Graduação em Entomologia em que desenvolveu seu trabalho com um estudo taxonômico do gênero de formigas Pheidole no Paraná. Atualmente é doutorando pelo mesmo Programa dando continuidade aos estudos taxonômicos com Pheidole, focado neste momento na Mata Atlântica. Tem experiência na área de Entomologia, com ênfase em Sistemática e Biologia de Formigas, atuando principalmente com estudos taxonômicos e identificação de formigas neotropicais e curadoria de coleções entomológicas.
Atualmente, além dos trabalhos envolvendo sistemática e biologia de formigas, tem se focado em estudos sobre evolução de forma através de ferramentas de morfometria geométrica. Paralelamente desenvolve pesquisas em parceria com a Embrapa Floresta e Universidade de Cardiff como uma rede de colaboração para o estudo do uso da terra recente e histórico do manejo do solo nas florestas neotropicais, focando em áreas de TPI (“Terra Preta de Índio”).
Mila Ferraz de Oliveira Martins
Mestranda, bióloga, trabalhou em laboratório de Entomologia Florestal, principalmente com formigas cortadeiras (controle e criação). Atualmente seu projeto é com assembleias de formigas subterrâneas de três diferentes regiões do sul do Brasil- Campos Gerais (em Ponta Grossa-PR), Planalto (Campo Belo do Sul, Otacílio Costa e Santa Teresinha do Salto) e Oeste (São Miguel do Oeste, Xanxerê e Chapecó) catarinenses, coletadas em diferentes sistemas de uso do solo através do método TSBF (extração de monólitos), em que pretende listar as espécies das regiões coletadas, avaliar a eficácia do método para coleta de assembleias subterrâneas e comparar a diversidade de espécies de formigas que ocorrem nos diferentes sistemas de uso, avaliando o impacto de cada sistema nas assembleias.
Áreas de interesse: Formigas subterrâneas, ecologia de formigas, sistemática e taxonomia, comportamento de insetos, entomologia aplicada e florestal, evolução, morfologia e fisiologia, etnoentomologia, enfim… tudo que seu cérebro limitado absorver.
Thiago Sanches Ranzani da Silva
Graduado em Ciências Biológicas, modalidades Licenciatura e Bacharelado, pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – SC (2011). Possui mestrado em Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade pelo Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (2014). Atualmente doutorando pelo programa de Entomologia na Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Entomologia, com ênfase em Taxonomia de Formicidae, atuando principalmente em revisões taxonômicas e identificação, terminologia, curadoria de coleções entomológicas e processamento de amostras. Tem como linhas de pesquisa a investigação morfológica de Strumigenys (Hymenoptera: Formicoidea: Formicidae).
Weslly Franco
Graduado em Ciências Biológicas, modalidade Bacharelado, pela Universidade Federal do Paraná. Finalizou recentemente o mestrado em Entomologia pela Universidade Federal do Paraná trabalhando nos campos naturais paranaenses onde explorou pela primeira vez do ponto de vista mirmecológico esta fisionomia particular e restrita entre os ecossistemas brasileiros. Atualmente cursa o doutorado do mesmo programa e instituição com enfoque na taxonomia e biogeografia do recém-delimitado grupo striatula do gênero Gnamptogenys.
Mestrado
Aline Machado
Graduada no curso de Ciências Biológicas, na modalidade Bacharelado, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Desenvolveu sua primeira Iniciação Científica na área de ecologia, trabalhando com a fauna de formigas do Parque Estadual do Cerrado (Jaguariaíva). Posteriormente trabalhou com a taxonomia do gênero Probolomyrmex (Formicidae: Proceratiinae). Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Entomologia, na UFPR, com enfoque na taxonomia do gênero Cephalotes (Formicidae: Myrmicinae).
Natalia Maritza Ladino López
Graduada pelo Programa de Biología da Universidad de los Llanos (Unillanos). Trabalhou identificando formigas das subfamílias Amblyoponinae, Ectatomminae, Ponerinae e Paraponerinae presentes em fragmentos de floresta de duas formações vegetais contrastantes no departamento do Meta, Colômbia. Atualmente é mestranda no Programa de Entomologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com um projeto de revisão taxonômica do gênero Prionopelta (Hymenoptera: Formicidae: Amblyoponinae) para a região Neotropical. Interessada principalmente na taxonomia, sistemática, dinâmica populacional, métodos de coleta e curadoria de coleções entomológicas, com formigas como objeto de estudo.
Iniciação Científica
Tainara Thais Jory
Graduada do curso de Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Atualmente aluna de Iniciação Científica no Laboratório de Sistemática e Biologia de Formigas
(Hymenoptera, Formicidae), trabalhando no projeto intitulado Primeiro Inventário Padronizado da
Fauna de Formigas do Estado do Piauí - Brasil.
Yasmin Cristina Ribeiro da Silva
Graduanda do curso de Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Aluna de Iniciação Científica no Laboratório de Sistemática e Biologia de Formigas
(Hymenoptera, Formicidae), atualmente trabalhando no projeto "Primeiro Inventário Padronizado da Fauna de Formigas do Extremo Oeste da Amazônia Brasileira".
APOIO TÉCNICO
Ana Carolina Neundorf
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente faz parte da equipe de apoio técnico do laboratório de sistemática e biologia de formigas. Está envolvida principalmente no processamento do material oriundo de coletas realizadas em expedições do laboratório.
Jaqueline Paes
Graduanda do curso de Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente, auxilia na triagem, montagem e incorporação de exemplares de formigas na coleção entomológica Padre Jesus Santiago Moure provenientes de diferentes projetos executados no laboratório.
Paloma Leal de Andrade
Graduanda do curso de Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (Bacharelado e Licenciatura). Trabalhou em dois projetos de Iniciação Científica, o primeiro com ênfase em ecologia com base em um levantamento da fauna de formigas pelo Projeto PPBio Mata Atlântica. O segundo projeto envolveu a organização e levantamento de dados de formigas da Coleção Entomológica Padre Jesus Santiago Moure da UFPR. Atualmente trabalha como apoio técnico no laboratório, dando continuidade ao segundo projeto de Iniciação Científica, realizando atividades de curadoria e a construção de um banco de dados com base nos dados de rótulos dos espécimes depositados na coleção. Paralelamente, desenvolve seu projeto de monografia intitulado: "Efeito da sazonalidade sobre a fauna de formigas em uma área de Mata Atlântica do Sul do Brasil".
Suiane Alves
Graduanda em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente auxilia nos projetos em andamento no laboratório.