Membros

Coordenador

Estudantes - 2020

Rodrigo Machado Feitosa possui Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade São Judas Tadeu (2002), Mestrado em Entomologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (2007) e Doutorado pela mesma instituição (2011), com estágio no Museum of Comparative Zoology (Harvard University). Tem Pós-doutorado pelo Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Entomologia desta Universidade. É Editor-Chefe da Revista Brasileira de Entomologia e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Entomologia. Atua como consultor do ICMBio para a Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas de Extinção da Fauna Brasileira (Invertebrados Terrestres, Formigas), sendo também um dos autores no Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil. Tem experiência na área de Sistemática e Biologia de Formigas da Região Neotropical, atuando principalmente nos seguintes temas: análises filogenéticas, revisões taxonômicas e identificação de formigas neotropicais, curadoria de coleções entomológicas, metodologias de coleta, processamento de amostras, avaliação e monitoramento de impacto ambiental sobre a mirmecofauna em biomas brasileiros.

 

ResearcherID

Currículo Lattes

Academia.edu

Researchgate

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Mestre em Ciências Biológicas - Entomologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde atualmente sou aluna de doutorado.Tenho experiência na área de Entomologia, atuando principalmente com taxonomia e sistemática de formigas. Atualmente trabalha com a Revisão taxonômica e filogenia do gênero Hypoponera.

Currículo Lattes

Amanda Martins Dias

Doutorado

Prof. Dr. Rodrigo Machado Feitosa

Mestra, bióloga, trabalhou em laboratório de Entomologia Florestal, principalmente com formigas cortadeiras (controle e criação). Atualmente seu projeto é com assembleias de formigas subterrâneas de três diferentes regiões do sul do Brasil- Campos Gerais (em Ponta Grossa-PR), Planalto (Campo Belo do Sul, Otacílio Costa e Santa Teresinha do Salto) e Oeste (São Miguel do Oeste, Xanxerê e Chapecó) catarinenses, coletadas em diferentes sistemas de uso do solo através do método TSBF (extração de monólitos), em que pretende listar as espécies das regiões coletadas, avaliar a eficácia do método para coleta de assembleias subterrâneas e comparar a diversidade de espécies de formigas que ocorrem nos diferentes sistemas de uso, avaliando o impacto de cada sistema nas assembleias.

Áreas de interesse: Formigas subterrâneas, ecologia de formigas, sistemática e taxonomia, comportamento de insetos, entomologia aplicada e florestal, evolução, morfologia e fisiologia, etnoentomologia,  enfim… tudo que seu cérebro limitado absorver.

 

Currículo Lattes

Researchgate

Mila Ferraz de Oliveira Martins

Bióloga graduada pela Universidad de los Llanos (Unillanos), Colombia. Mestre em Ciências Biológicas - Entomologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde atualmente é aluna de doutorado estudando a filogenia e biogeografia do gênero Prionopelta.
 
Interessada em  taxonomia, sistemática, biogeografia e ecologia de formigas, assim como em métodos de coleta e curadoria de coleções entomológicas. 

Currículo Lattes

Researchgate

Natalia Maritza Ladino López

Graduado em Ciências Biológicas, modalidade Bacharelado, pela Universidade Federal do Paraná. Finalizou recentemente o mestrado em Entomologia pela Universidade Federal do Paraná trabalhando nos campos naturais paranaenses onde explorou pela primeira vez do ponto de vista mirmecológico esta fisionomia particular e restrita entre os ecossistemas brasileiros. Atualmente cursa o doutorado do mesmo programa e instituição com enfoque na taxonomia e biogeografia do recém-delimitado grupo striatula do gênero Gnamptogenys.

Currículo Lattes

Researchgate

Weslly Franco

Mestrado

Graduada em Ciências Biológicas (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Federal do Paraná, desenvolveu dois projetos de Iniciação Científica e a monografia no LSBF. Atuou também como apoio técnico na Coleção Padre Jesus Santiago Moure (DZUP) entre outras atividades de extensão. Atualmente faz parte do Programa de Pós-Graduação em Entomologia, com o projeto de mestrado intitulado "Adições taxonômicas aos recém-delimitados gêneros Syscia Roger, 1861 e Neocerapachys Borowiec, 2016 (Formicidae, Dorylinae)".

Currículo Lattes

Research Gate

Paloma Leal de Andrade

Graduada em Ciências Biológicas modalidade bacharel pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Desenvolveu um projeto de Iniciação Científica (IC) no Laboratório de Sistemática e Biologia de Formigas (Hymenoptera, Formicidae) intitulado Primeiro Inventário Padronizado da Fauna de Formigas do Estado do Piauí - Brasil. Posteriormente trabalhou como apoio técnico no mesmo laboratório dando continuidade ao projeto de IC, auxiliando em outros projetos e processamento de materiais. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Entomologia, na UFPR, com um projeto de revisão do gênero Ochetomyrmex (Formicidae: Myrmicinae).

Currículo Lattes

Researchgate

Tainara Thais Jory

Iniciação Científica

Ana Carolina Alves Neundorf

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente faz parte da equipe de apoio técnico do laboratório de sistemática e biologia de formigas. Está envolvida principalmente no processamento do material oriundo de coletas realizadas em expedições do laboratório.

Currículo Lattes

Researchgate

Graduanda do curso de Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente, auxilia na triagem, montagem e incorporação de exemplares de formigas na coleção entomológica Padre Jesus Santiago Moure provenientes de diferentes projetos executados no laboratório.

 

Currículo Lattes

Researchgate

Jaqueline Paes

Apoio Técnico

Aline Machado de Oliveira

Graduada no curso de Ciências Biológicas, na modalidade Bacharelado, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Desenvolveu sua primeira Iniciação Científica na área de ecologia, trabalhando com a fauna de formigas do Parque Estadual do Cerrado (Jaguariaíva). Posteriormente trabalhou com a taxonomia do gênero Probolomyrmex (Formicidae: Proceratiinae). É mestra no Programa de Pós-Graduação em Entomologia, na UFPR, com enfoque na taxonomia do gênero Cephalotes (Formicidae: Myrmicinae).

Currículo Lattes

Researchgate

Yasmin Cristina Ribeiro da Silva

Graduanda do curso de Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
 Aluna de Iniciação Científica no Laboratório de Sistemática e Biologia de Formigas
(Hymenoptera, Formicidae), atualmente trabalhando no projeto "Primeiro Inventário Padronizado da Fauna de Formigas do Extremo Oeste da Amazônia  Brasileira". 

Currículo Lattes

Egressos

Monografia

Isabela Coroliano

Voluntariado Acadêmico

Isabela Rogoski Peres

Voluntariado Acadêmico

Lucas Miguel Mussolon

Voluntariado Acadêmico

Iniciação Cientíica

Paola Medeiros

Voluntariado Acadêmico

Renato Guedes Filho

Voluntariado Acadêmico

Pós-Doutorado

Suiane Alves

Voluntariado Acadêmico

Doutorado

Voluntariado Acadêmico

Contato

 

Avenida Francisco Heráclito dos Santos, s/n

Centro Politécnico

Caixa Postal 19020

81531980 – Curitiba, PR – Brasil

 

Tel: +55 41 3361-1639

 

 

Siga:

 

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2020 por Feitosa Lab.