top of page

Projetos

Promovendo a Comunicação Científica em Mirmecologia: Taxonomia de Formigas Neotropicais (Hymenoptera, Formicidae

O presente projeto pretende contribuir para o aumento do conhecimento taxonômico e filogenético em Formicidae a fim de permitir a investigação dos processos evolutivos envolvidos na diversificação e distribuição atual das formigas, em especial os grupos neotropicais. Para tal, serão utilizadas diferentes abordagens empregando ferramentas que permitam integrar informações taxonômicas e filogenéticas para o entendimento da evolução de síndromes comportamentais e padrões ecológicos presentes em formigas neotropicais. Em adição, temos como proposta aproximar a comunidade da produção científica gerada por este projeto, através de ações envolvendo a elaboração de material didático, divulgação em mídias sociais e oficinas envolvendo crianças da rede pública de ensino.

AntScan: Building a 3D repository of ant biodiversity with high-throughput x-ray synchrotron scanning

The broader objective of AntScan is to create a data resource of 3D x-ray scanned ant specimens covering a broad range of ant diversity, using high-throughput synchrotron scanning. Okinawa Institute of Science and Technology leads this project in collaboration with groups around the world. To include the highly biodiverse Neotropical ant fauna, Federal University of Paraná is the representative of the project in South America.

Formigas do Brasil

Inspirados por iniciativas diversas de ensino, pesquisa, divulgação e discussão sobre Mirmecologia, em agosto de 2012 iniciamos o FORMIGAS DO BRASIL, um projeto visionário que tem como objetivo contribuir de forma efetiva na formação das novas gerações de mirmecólogos interessados nas diversas áreas de conhecimento nas quais se pode utilizar as formigas brasileiras como modelo de estudo. Assim, o projeto foi formulado considerando três linhas elementares de ação, (i) ensino, (ii) pesquisa e (iii) divulgação, que visam a formação e o envolvimento do maior número possível de mirmecólogos. (i) Ensino: Nesta linha, criamos o Curso Formigas do Brasil que fornece uma introdução à Mirmecologia, no qual os estudantes terão a oportunidade de desenvolver o seu conhecimento sobre a biologia e ecologia de formigas, assim como aprimorar suas de habilidades de coleta, processamento e identificação da fauna de formigas encontrada nos biomas brasileiros. Até 2014 teremos anualmente uma edição do curso e posteriormente, as edições serão bianuais. Cada edição será realizada em um dos biomas brasileiros.

NAPI TAXONLINE - Rede Paranaense de Coleções Biológicas

O NAPI TAXONLINE baseia-se na colaboração entre as coleções biológicas científicas do Estado do Paraná. A Universidade Federal do Paraná coordena o Projeto denominado TAXONLINE - Rede Paranaense de Coleções Biológicas (www.taxonline.ufpr.br), em andamento desde dezembro de 2005. O início do projeto se deu com o objetivo principal de informatizar e disponibilizar as informações contidas nos acervos das coleções biológicas do Estado do Paraná pela internet, porém, com seu crescimento e fortalecimento a Rede passou a ter um maior envolvimento dos curadores e hoje é um grupo de instituições e pesquisadores com objetivos comuns que vão muito além da informatização de seus acervos. Atualmente são 50 conjuntos de coleções biológicas (herbários, microbiológicas e zoológicas) liberando mais de 1.000.000 (um milhão) de registros via internet.

Implementando uma rede de colaboração para o estudo do uso da terra recente e histórico e do manejo do solo nas florestas neotropicais

Apesar de não deixarem registros históricos escritos, os indígenas pré-colombianos da bacia amazônica tiveram notável influência sobre seu hábitat, formando em muitos locais a 'Terra Preta do Índio' (TPIs), que permite alcançar uma agricultura produtiva e sustentável. Ao promover a cooperação bi/multilateral, e a pesquisa inter/multidisciplinar (antropologia, ecologia do solo e genômica), principalmente entre pesquisadores brasileiros e britânicos, esse projeto avaliará a relação entre as TPIs e sua biodiversidade edáfica associada, revelando detalhes dos usos históricos e do impacto antropogênico atual sobre o ambiente natural, bem como do papel dos engenheiros do solo sobre a formação das TPIs.

bottom of page